top of page
cartaz ic.png
fundo branco.png
logo.png

Cátedra UNESCO Drenagem Urbana em Regiões de Baixada Costeira

SOBRE

OBJETIVO

Alinhada com a missão da UNESCO de contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da educação, ciências, comunicação e informação, a Cátedra UNESCO Drenagem Urbana em Regiões de Baixada Costeira serve como um laboratório acadêmico de propostas inovadoras para promover e apoiar assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis considerando a drenagem urbana como elemento estruturante da paisagem e preliminar ao planejamento da cidade.

Objetivo
Potencialidades

POTENCIALIDADES

Esta Cátedra incluiu as três atividades básicas que compõem os pilares centrais da vida universitária e os objetivos de uma Cátedra UNESCO: Educação, Pesquisa e Extensão. A Cátedra UNESCO Drenagem Urbana em Regiões de Baixada Costeira desenvolve atividades de pesquisa em drenagem urbana sustentável, controle de enchentes, análise de risco e resiliência urbana às inundações.

IMPACTO

Pesquisa científica para desenvolver ferramentas matemáticas para melhorar a modelagem de drenagem urbana, apoio na tomada de decisão multicritério e soluções técnicas de engenharia urbana, integrando temas de engenharia civil, engenharia ambiental, planejamento urbano, desenho urbano e paisagismo; ensino de graduação e pós-graduação; formação de estudantes e técnicos municipal/estadual; desenvolvimento institucional, considerando uma abordagem interdisciplinar (Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo Urbano).

Impacto
Desafios Futuros

DESAFIOS FUTUROS

  • Produzir estudos que colaborem na disseminação do conhecimento sobre as metas oficiais associadas à prestação de serviços de saneamento no Brasil para a população, com o objetivo de fortalecer o controle social e universalizar acesso ao saneamento básico.

  • Apoiar a disseminação prática de soluções baseadas na natureza em projetos de infraestruturas verdes e azuis, com o objetivo de resolver problemas de drenagem urbana e integrar o coletor de tempo seco à paisagem, de forma integrada com o sistema de espaços livres e a cidade.

  • Além disso, intercâmbios, colaborações internacionais e eventos sobre água e sustentabilidade, fortalecendo a cooperação interuniversidade e a promoção de novos vínculos institucionais.

MÉTRICAS

Métricas

05

Conferências realizadas pela Cátedra

Artigos

58

08

14

17

Intercâmbios 

Artigos de Revista

Prêmios

Cátedra UNESCO Drenagem Urbana em Regiões de Baixada Costeira

Avenida Athos da Silveira Ramos, 149 – Centro de Tecnologia (CT) – Sala I-206 – Cidade Universitária – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Compartilhe:

bottom of page